Acompanhe seu projeto conosco
Nome de usuário: Senha: Entrar

Publicações

Oxidação e Transformação Química – Técnica de Remediação Ambiental

Remediação Ambiental - Oxidação e Transformação Química

 

Você sabe como funciona a remediação ambiental por Oxidação e Transformação Química? Hoje, falaremos sobre essa técnica e os métodos como ISCO, ISCR e “In Situ Soil Flushing”.

A Oxidação e Transformação Química é uma técnica que utiliza produtos químicos chamados ‘oxidantes’ para degradar contaminantes presentes no solo ou na água subterrânea, transformando-os em substâncias menos tóxicas ou até mesmo inertes. Essa técnica é empregada em áreas contaminadas por compostos orgânicos persistentes, como hidrocarbonetos, solventes e pesticidas.

Comumente, é descrita como “in situ” porque é realizada no próprio local, sem ter que escavar o solo contaminado ou bombear água subterrânea para tratamento em superfície.

Um método comumente utilizado é o ISCO (In Situ Chemical Oxidation), que envolve a aplicação de agentes oxidantes diretamente no local contaminado, que reagem com os contaminantes, promovendo sua degradação ou transformação em substâncias menos tóxicas, ou até inertes.

Já o ISCR (In Situ Chemical Reduction) é outro método parecido, que visa a redução dos contaminantes através da aplicação de agentes redutores. Esses agentes ajudam a transformar os contaminantes em substâncias menos tóxicas ou insolúveis, diminuindo sua mobilidade.

O In Situ Soil Flushing é uma técnica que consiste na aplicação de soluções de lavagem no solo contaminado para remover os contaminantes. Essas soluções podem conter surfactantes, ácidos ou outros agentes químicos que auxiliam na mobilização e remoção dos contaminantes do solo.

A Oxidação e Transformação Química é utilizada em áreas contaminadas onde outras técnicas de remediação podem não ser eficazes. Porém, é muito comum ser usada com outras técnicas, como de Bombeamento e Tratamento ou de Atenuação Natural Monitorada.

O seu objetivo, assim como de outras técnicas, é a redução dos riscos associados aos contaminantes, minimizando sua toxicidade e prevenindo a disseminação da contaminação para outras áreas, contribuindo para a recuperação de áreas contaminadas e a proteção do entorno.

Ressaltamos que o uso da Oxidação e Transformação Química deve ser realizado por profissionais especializados, considerando as características específicas da contaminação e adotando as medidas de segurança necessárias.

Por isso, conte com a Weber Ambiental como seu Responsável Técnico Habilitado para remediação da área de interesse.

Comentários