Acompanhe seu projeto conosco
Nome de usuário: Senha: Entrar

Publicações

Fitorremediação – Técnica de Remediação Ambiental

Fitorremediação - Weber Ambiental

 

Tratando-se de Remediação Ambiental, o que você conhece sobre a Fitorremediação?

A Fitorremediação é uma técnica de remediação ambiental que utiliza plantas ou enzimas derivadas da vegetação para isolar, transportar, degradar ou remover contaminantes presentes na água, no solo ou no ar.

Essa abordagem natural é empregada em áreas contaminadas por substâncias tóxicas e metais pesados, como chumbo, mercúrio e cádmio, além de hidrocarbonetos poliaromáticos, compostos organoclorados, compostos radioativos, solventes e outros.

Como funciona a Fitorremediação?

As plantas, por meio de suas raízes, absorvem os contaminantes e os transportam para suas partes aéreas. Em um processo chamado de “fitoextração”, as plantas concentram os contaminantes em suas folhas, caules ou raízes, removendo-os do solo ou da água.

A Fitorremediação é uma alternativa ecologicamente correta, reduzindo a necessidade de remover grandes quantidades de solo contaminado ou a utilização de produtos químicos agressivos. Ela é frequentemente aplicada em combinação com outras técnicas, ampliando sua eficácia.

Quais são as vantagens da Fitorremediação?

– Uso menor de equipamentos e de mão de obra, quando comparada a outras técnicas;
– Custo melhor em relação a outros métodos;
– Baixo impacto ambiental;
– Geração secundária menor de resíduos para o ar e para a água;
– Aumento do sequestro de gases de efeito estufa, com melhoria na qualidade do ar;
– Melhora a fertilidade do solo;
– Reduz carreamento de particulados e lixiviação de contaminantes (escoamento), processos erosivos e aumenta a infiltração e retenção local de água;
– Melhora esteticamente os ambientes, tornando positiva a percepção educacional e pública.

Essa técnica é a prova de como a natureza pode nos oferecer soluções poderosas para os problemas ambientais. As plantas, além de fornecerem inúmeros benefícios, como a produção de oxigênio e a absorção de CO², são verdadeiras aliadas na restauração e valorização de áreas degradadas.

Além disso, com a revitalização do ambiente, a Fitorremediação melhora também a qualidade do solo e da água!

Lembrando que a sua aplicação requer conhecimento especializado, já que nem todas as plantas são adequadas para a remediação de determinados contaminantes. Portanto é fundamental estudar as espécies mais apropriadas para cada caso e monitorar o progresso do processo.

Conte com a gente, da Weber Ambiental!

Comentários