Acompanhe seu projeto conosco
Nome de usuário: Senha: Entrar

Publicações

As principais tendências em sustentabilidade em 2023

Weber Ambiental - Tendências Ambientais 2023

 

Estar atento às tendências é fundamental para os negócios, visto que é preciso se adequar, aproveitar as oportunidades e inovar!

Lembre-se: tendência pode ser algo que não é novo, mas que está em pauta ou se consolidando no período.

Para 2023, alguns canais especializados destacam como tendência os tópicos abaixo para a área de sustentabilidade e meio ambiente.

Rastreamento de processos e cadeias produtivas
A tecnologia de segurança de dados do blockchain pode ajudar a monitorar desde a produção até o descarte de uma cadeia produtiva, atestando o compromisso da empresa com a economia circular.

Gestão de resíduos mais eficiente e reaproveitamento energético
Cada vez mais as empresas entendem a importância do controle e da gestão correta de resíduos, garantindo que sejam destinados de forma correta para estarem alinhadas à legislação e gerarem novas oportunidades, como o reaproveitamento energético e a criação de biogás e biocombustíveis.

Upcycle
No upcycling quase tudo é reaproveitável. Por ser um design mais responsável com o meio ambiente, promove um novo olhar, novas possibilidades e formas para os produtos fomentando o consumo consciente e a economia circular.

Green buildings e escritórios ‘flexíveis’
A busca por menor impacto ambiental na construção civil e melhor qualidade de vida dos usuários tornou-se mandatório após o isolamento social, que mudou a percepção do lar: de lugar de retorno depois do trabalho para a moradia que precisa entregar praticidade, conforto, contato com a natureza e bem-estar. E, com o modelo híbrido, os escritórios passam a ser menores, onde a reformulação dos espaços demanda menos mesas e mais descompressão.

Energia limpa e renovável
A matriz solar se tornou a 2ª mais utilizada no Brasil. Esse movimento vai se consolidar cada vez mais, assim como de outras matrizes de energia limpa e renovável, como a eólica.

ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês)
O ESG tem se consolidado, fazendo parte da gestão de cada vez mais empresas, mas ainda é preciso alinhar a teoria à prática. Uma exigência do mercado, de investidores e da sociedade.

Como você pode perceber, um ano onde teremos algumas novidades, sim, mas, principalmente, a consolidação e popularização de alguns tópicos.

 

Comentários